Estrutura Organizacional
Conforme organograma da empresa (estrutura organizacional) a Atlântico possui os seguintes setores:
• DIRETORIA
• SETOR DE INTEGRIDADE
• DEPARTAMENTO FINANCEIRO E CONTÁBIL
• GERENCIA DE ENGENHARIA
• GERENCIA ADMINISTRATIVA
• DEPARTAMENTO COMERCIAL
• CONTRA TOS E OBRAS
• CONTRATOS E MANUTENÇÃO
• AQUISIÇÃO E SUPRIMENTOS
• DEPARTAMENTO PESSOAL
• TECNOLOGIA
Abaixo normatiza-se rol exemplificativo das principais atribuições dos setores, sendo mister ficar consignado que o rol não é taxativo, considerando que algumas outras atribuições afetas à área podem surgir de acordo com a demanda.
DA DIRETORIA
Compete a Diretoria:
1. Administração em geral;
2. Definir quais as licitações que a empresa irá participar;
3. Coordenar o Planejamento Estratégico da empresa;
4. Traçar diretrizes na gestão dos recursos financeiros, humanos e materiais.
DO SETOR DE INTEGRIDADE
Compete ao Setor de Integridade:
1. Aplicar e fiscalizar a aplicação de todas as normas internas do programa de integridade;
2. Planejar a cada seis meses. bem como, fornecer ou viabilizar os treinamentos dos empregados referentes aos princípios do programa;
3. Emitir relatórios a cada seis meses da eficácia e eficiência do programa, bem como fazer uma análise estatística das ocorrências tratadas;
4. Fazer anualmente um relatório de risco para fins de modernizar ou adequar o programa de integridade;
5. Atualizar os normativos. internos anualmente, caso necessário com base no relatório de riscos, sempre com a finalidade de minimizar as ocorrências;
6. Processor e julgar as ocorrências e denúncias nos moldes do normativo disciplinar da empresa;
7. Responder aos denunciantes. quando não forem anônimos e aos denunciados os resultados das denúncias e ocorrências apontadas.
8. Responder a questionamentos em relação ao programa de integridade, bem como tirar qualquer dúvida em relação ao mesmo.
9. Promover programas de incentivo aos empregados considerando o comprometimento dos mesmos com o programa de integridade;
10. Cuidar da transparência e informações quanto ao programa de integridade;
11. Solicitar anualmente orçamento à administração para investimento no programa, bem como expor a importância de gastos com o setor para o sucesso do programa.
DO DEPARTAMENTO FINANCEIRO E CONTÁBIL
Compete ao setor financeiro e contábil:
1. Coordenar o processo de pagamentos, faturamento, emissão de cheques e rotinas bancárias;
2. Estabelecer prazos, rotinas e melhorias no processo de pagamentos de Notas Fiscais;
3. Coordenar a gestão de informações financeiras e contábeis.
DA GERÊNCIA DE ENGENHARIA - dentro desse setor está incluso
o subsetor de CONTRATOS E OBRAS
Compete à Gerência de Engenharia:
1. Coordenar a gestão dos contratos de engenharia, nos processos financeiros, de compras e serviços eventuais;
2. Coordenar atividades de prevenção e segurança do trabalho nos contratos vigentes;
3. Gerenciar a qualificação dos prestadores de serviços terceirizados para execução dos contratos firmados.
DA GERÊNCIA ADMINISTRATIVA
Compete à Gerência Administrativa:
1. Coordenar as atividades do Departamento de Pessoal (Salários, Convenções Coletivas, Contratações, demissões etc.);
2. Gerenciar o processo de aquisição e suprimentos e sua relação com a Engenharia e o Departamento Financeiro;
3. Coordenar recursos materiais/financeiros na segurança de informações de dados. internet e manutenção de software e hardware do Departamento de Tecnologia.
DO DEPARTAMENTO COMERCIAL - dentro desse setor está o
subsetor de CONTRATOS E MANUTENÇÃO e AQUISIÇÃO E SUPRIMENTOS
Compete ao Departamento Comercial:
1. Manter e atualizar o acervo documental para participação de Licitações;
2. Identificar e encaminhar à Direção a publicação das licitações que fazem parte do interesse da empresa;
3. Controlar dados, prazos e atividades referentes à gestão dos
contratos firmados.
DO DEPARTAMENTO PESSOAL
Compete ao Departamento Pessoal:
1. Recrutamento e Seleção (R&S);
2. Integração de recém-contratados;
3. Avaliação de desempenho;
4. Treinamento e desenvolvimento;
5. Rotinas de departamento pessoal;
6. Elaboração de estratégias acertadas;
7. Integração de ações de marketing interno.
DO SETOR DE TECNOLOGIA
1. Garantir a segurança da informação; criar novos
processos para aumentar a produtividade da empresa;
2. Evitar e solucionar problemas;
3. Programação e desenvolvimento de sistemas;
4. Implementar infraestrutura.